Bem Estar | Unhas

Unhas Fracas e Descamando? – Causas e Cuidados

agosto 18, 2016

Helloo mulherada, tudo bem? Vamos falar de um assunto que incomoda muitas mulheres?! Unhas FRACAS ou descamando!

Vi algumas pessoas reclamando desses problemas, pesquisei e resolvi juntar algumas informações nesse post. Vamos lá!

Unhas fracas e quebradiças, descamadas ou com manchinhas brancas são um sinal de alerta. Mas você sabe por quê?

As unhas têm a capacidade de nos revelar muitas coisas, desde se a sua alimentação está ok ou necessitando de complementos, contato excessivo com produtos de limpeza (ou que sejam fortes demais pra você) e até a falta de algumas vitaminas no seu organismo. Ou seja, suas unhas podem revelar sérios problemas de saúde. Atente-se!

Existe uma variedade de causas para problemas nas unhas: acúmulo de estresse, dieta pobre, problemas na tireoide, excesso de esmalte e muito mais.

O excesso de esmalte tem sido um dos grandes causadores de anomalias nas unhas. O uso de esmalte por períodos maiores de sete dias faz com que a maioria das unhas fique ressecada e esbranquiçada. Nestes casos, é recomendável que a unha fique sem esmalte por no mínimo três dias (aquela pausinha pra ela “respirar”). Enquanto isso, o ideal é hidratar as unhas com algum tipo de óleo (como o óleo de cravo). Usar cremes específicos para hidratação de unhas e bepantol também ajudam bastante.

Retirada excessiva de cutícula também predispõe a unha a infecções em geral e pode causar deformidades. Do ponto de vista da saúde, a cutícula serve como proteção e não deveria jamais ser retirada. Por isso algumas vezes eu indico que não tirem a cutícula, apenas empurrem os excessos e cuidem dela, com o tempo e hidratação ela nem precisará mais se retirada.

A acetona resseca muito as unhas, podendo deixá-las quebradiças, sem brilho e, nas unhas mais sensíveis, até com manchas brancas na superfície. O recomendável é que sejam usados os removedores de esmaltes (SEM acetona). O óleo de banana também  é um bom exemplo para esses casos de remover esmalte sem “machucar”.

Enfim, para resolver definitivamente os problemas com as unhas descamando, quebradiças ou esbranquiçadas, é importante tomar algumas medidas (além das demais que já citei acima: excesso de esmaltes, acetona, cutículas…).

→ Use luvas de borracha para fazer a limpeza da casa; assim você evita o ressecamento das unhas (e das mãos também).

→ Analise o que está errando, pra mais ou pra menos, em sua alimentação e melhore-a.

→ Procure consumir mais:

  • vitamina A: cenoura, ovos, fígado…
  • vitamina B: nozes, cereais integrais, banana…
  • ferro: vitela, cordeiro, peixe, linhaça…
  • zinco: leguminosas, amendoim, cereais integrais…
  • cálcio: abacate, gergelim, quiabo…

Agora, achei alguns tratamentos caseiros  para UNHAS DESCAMANDO OU ESBRANQUIÇADAS no Pinterest e vou colocá-los aqui. (Perdão por não citar a “fonte”, mas meu celular foi “formatado” e perdi as anotações =/ Portanto, se você for detentor (a) destas informações, me chame pra te dar os créditos).

Receita 1:

INGREDIENTES

  • 1/2 copo de leite quente
  • 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem de oliva
  • 1 gema de ovo

MODO DE PREPARO

  • Misture todos os ingredientes até que o creme fique homogêneo.
  • Em seguida, mergulhe os dedos na mistura e deixe de molho por 15 minutos.
  • Faça isso uma vez por dia.

Receita 2:

  • Mergulhe seus dedos em uma tigela com vinagre de maçã e água, em partes iguais.
  • Faça isso algumas vezes por semana.
  • Este é um dos mais eficazes tratamentos para unhas.

(Não testei nenhuma destas receitas pois não sofro com unhas descamando no momento, mas se você fizer volte e me conte nos comentários do que achou).

Fonte de pesquisa: http://www.minhavida.com.br

Lembrando que: Nenhuma destas informações substituem a consulta a um especialista médico para ter plena certeza do seus problemas nas unhas. Caso você suspeite de alergia a algum esmalte ou componente químico, vá o quanto antes a um médico.

Em posts futuros volto a abordar sobre o uso do BEPANTOL como hidratante pras unhas e cutículas e métodos para prevenção de problemas (como o fato de não tirar cutículas). 😉

Beijos amores! ;*

Pin It

Você pode gostar desses também:

  • Vou testar essas receitinhas, estou precisando.

    • Olha, tem uma receita de base com cravo a alho aqui no blog também viu, ajuda DEMAIS no fortalecimento e crescimento das unhas. Uso até hoje!