Para Bloggers

11 dicas para quem quer começar um BLOG

Abril 16, 2017
11

Oi pessoal! Quer começar um blog e não sabe como? Nesse post eu trago 11 dicas para quem quer começar um blog do zero e ainda está sem noção de qual deve ser o seu primeiro passo. Às vezes parecem bobeiras, mas fazem todo o sentido e ajudam muito quem está no começo.

Já adianto que no final teremos uma dica extra, portanto, já vem me seguir nas redes sociais e se inscrever no canal do youtube pra fazer parte dessa familínea! ♥ Todas as minhas redes estão na lateral do blog (ou lá embaixo se você estiver acessando pelo celular).

DICA 1 – Vai falar sobre o quê?

Essa é a coisa mais besta que eu vou te perguntar, mas é o que vai definir a primeira dica: POR QUE VOCÊ QUER TER UM BLOG?

Hoje em dia todo mundo quer virar blogueiro. Algumas pessoas acreditam que “ter um blog” e se intitular “blogueiro” já vai atrair rios de dinheiro, milhares de parcerias e caminhões de “produtos recebidos” da noite para o dia. Opa, vai metendo o pé no freio porque não é bem assim não. Pra começar a ganhar dinheiro com blog, você precisa de MUITA dedicação e profissionalismo. Sim, PROFISSIONALISMO! Não é porque você irá trabalhar no conforto da sua casa, e talvez de pijama enquanto estiver no computador, que não será profissional. Resumindo, primeiramente defina um TEMA para o seu blog. Vai falar do quê? Quer ter um blog pra quê?

O TEMA é o pontapé inicial. Através dele você irá definir o nome do blog, o logo, um layout de blog que combine mais com você e seu tema etc. O tema irá nortear todo o conteúdo do seu blog e fazer com que o leitor se identifique com quem escreve e se torne “fiel” às suas postagens. Não adianta você querer falar de tecnologia hoje, de matemática amanhã, de fofocas de celebridades depois… Foque bem no que deseja pra não ficar confuso. Se me perguntam qual é o tema do meu blog eu respondo: “Eu criei um blog pra compartilhar tudo que sei e aprendo, com foco principal em Beleza, mas também com algumas dicas para bloggers, DIY, bem estar e vida a dois/casamento.” São coisas que estão na minha vida, que vivo diariamente e gosto de COMPARTILHAR, eu sou eu mesma. E você? Gosta de falar somente de produtos de beleza? Então terá um blog para fazer resenhas. Gosta só de livros? Blog literário, com resenhas e dicas de livros. Só tome cuidado pra não parecer desesperado e sair pegando tudo que é tema e enfiando no seu blog só pra ver se atrai visitas. Confesso que nos primeiros meses de blog eu achava que tinha que ser assim, mas depois me toquei e vi que tinha ter um foco principal, tinha que fazer por amor, tinha que deixar ele com a minha cara, mesmo que eu abordasse alguns assuntos diferentes de vez em quando, porque são assuntos que estão no meu dia a dia e que eu SEI.

DICA 2 – Plataforma para Blog

Em qual PLATAFORMA você quer criar o seu blog? Tendo decidido que quer criar um blog pra falar de um determinado assunto, precisamos definir uma plataforma. Atualmente temos duas plataformas bem famosas: WordPress e Blogspot.

Bem resumidamente, o wordpress é mais profissional por possuir uma infinidade de ferramentas e possibilidades na hora do desenvolvimento. O blogspot é “mais fácil” de mexer para quem não é familiarizado com programação, css e html, além de possuir diversos layouts super bacanas por precinhos BEM camaradas. Mas, tudo isso vai de gosto mesmo. Não vou entrar muito nesse assunto e influenciar vocês porque eu, particularmente, prefiro o WordPress, até porque estou muito acostumada com ele e nunca mexi em blogs do blogspot.

Mas o que você precisa saber é que:
⇒ Ambos são gratuitos;
⇒ Ambos são indicados para BLOG;
⇒ Ambos possuem temas/layouts gratuitos permitindo que você personalize até onde souber mexer na programação.

Só tome bastante cuidado na escolha pra selecionar algo que seja RESPONSIVO. Responsivo é quando o seu site se adapta a diversas telas (celulares, tablets, computadores) sem perder a qualidade, sem você ficar fazendo o movimento pinça com os dedos para dar zoom no site quando estiver acessando pelo celular.

11

DICA 3 – Identidade

IDENTIDADE DO BLOG. Oi? Identidade? Siiim minha gente, o seu blog terá uma identidade própria. Ele deverá ter um NOME (domínio), um layout, imagens que identifiquem o blog…

Você precisa verificar se o nome do blog está disponível (já falamos no disso no post Domínio e Hospedagem), se estiver, precisará registrá-lo. Precisará criar ou contratar alguém para criar o layout do seu blog, de acordo com a plataforma de blog escolhida por você, sua logomarca e demais imagens que precisar. Claro que logo de cara você não precisa contratar alguém, até porque isso pode sair um pouco caro. Basta pesquisar bem sobre a plataforma escolhida e os meios que possui para fazer suas imagens você mesmo, e instalar os temas você mesmo. Mas fique ciente de que o Blog precisa ser cuidado com muito carinho, então trate-o muito bem, e faça tudo com bastante atenção, principalmente se você possui a intenção de ganhar dindin com ele. 😉

DICA 4 – Faça por AMOR!

Se você está criando um blog apenas no intuito de ganhar dinheiro fácil, ESQUEÇA! Você precisa realmente ser apaixonado pelo que está fazendo para que dê certo. Um blog não dá dinheiro do dia pra noite, leva meses, anos… Tudo vai depender do quanto você investe, seja em dinheiro com equipamentos, tempo para CRIAR conteúdo ou amor.

Faça uma pergunta si mesmo: “Se meu blog não me der nem um centavo por um longo tempo, ainda assim serei feliz com ele?” Se sua resposta for SIM, então vai com tudo! 😀

DICA 5 – Dedicação e Frequência

Você precisa ter ciência de que para o seu blog dar certo, precisará ter uma certa frequência de postagens, assim acabará atraindo novos leitores e leitores fiéis por gostarem do seu conteúdo e saberem que sempre no dia X você publicará algo novo. Se não for recorrente, muitos leitores acabarão desistindo de você e passando reto pelo seu blog, sem dar muita credibilidade. Se o leitor entrar pelo menos duas vezes no seu blog e não encontrar um post novo, pode ter certeza que ele não voltará pela terceira vez.

Isso você só conseguira com dedicação.

11

DICA 6 – Tenha um DIFERENCIAL

Hoje temos diversos blogs, canais no youtube, instablogs (perfis de instagram que agem como “blogs”), foruns, etc… Você quer criar um blog, tudo bem, mas pra se destacar, tente criar um diferencial. Uma bela dica que tenho pra te dar é NÃO COPIE, CRIE! Faça com que seu blog tenha um conteúdo legal que desperte nas pessoas a vontade de acessá-lo. 😉 Você pode sim se inspirar em imagens, textos, músicas, vídeos ou posts que vê pela internet, mas tente criar o SEU conteúdo, criar uma forma de fazer com que as pessoas saibam que aquilo é SEU e se identifiquem com você.

DICA 7 – Persistência e Melhorias

Bom, vou ser redundante em falar isso, mas tudo bem. NADA CAI DO CÉU! Você precisará de muita persistência para fazer seu blog dar certo e criar um público seu. Como já disse, leva tempos pra sermos vistos, não desista e busque melhorar sempre.

Melhores o seu conteúdo, melhore as suas fotos, melhore o design do seu blog ou identidade visual… MELHORE!

DICA 8 – De que equipamentos eu preciso?

Você não precisará de nada muito mirabolante para inciar um blog, mas claro, algumas coisas são extremamente necessárias:

⇒ Um computador;
⇒ Uma Câmera fotográfica ou celular que tire foto;
⇒ Disposição e Ideias!

É fato que precisamos de um computador. “Ah, mas eu não tenho condições de comprar um agora, posso escrever pelo celular?” Pode, mas saiba que a qualidade não será a mesma. Os recursos no celular são mais inferiores e fica mais fácil de “errar” no português e na colocação de imagens de maior qualidade. Mas fica a critério de cada um!

Dependendo do assunto do seu blog, você precisará expor fotos. Se não tiver uma câmera e nem condições de comprar uma boa câmera agora, tente tirar com o celular mesmo, mas se atente à iluminação do local e tente criar cenários interessantes para as suas fotos. Em outros posts trarei algumas dicas sobre isso. 🙂

E claro, o mais importante de tudo: esteja disposto a ficar sentando por algumas boas horas para criar um conteúdo bacana. Criar conteúdo de qualidade para blog gasta bastante tempo, então esteja disposto a isso.

11

DICA 9 – Sem SPAM, por favor!

Gente, não tem coisa mais chata do que alguém vir insistentemente no seu e-mail, ou no seu inbox do facebook, instagram, whatsapp, ou até na linha do tempo de alguma rede social, publicar o mesmo assunto como se fosse uma propaganda de TV ou algo muito falso dizendo “Você precisar comprar isto”, sem qualquer coisa relevante que realmente chame a atenção para o conteúdo.

Tente inovar, criar títulos e imagens bacanas para o seu post e convide as pessoas a irem conferir de forma amigável. Não tem necessidade de enviar 300 vezes a mesma coisa pra mesma pessoa. Só envie num inbox ou whatsapp se a pessoa autorizar, mas faça com consciência. Pense no seguinte: Quando você vê algo do tipo na sua linha do tempo ou alguém te envia isso, você curte? Se a resposta for sim e seu conteúdo for muito chato, então você precisa dar uma pausa e rever seus conceitos de blog e marketing. Mas se a resposta for sim porque o conteúdo está realmente bacana, PARABÉNS! Agora se for Não, já sabe né?! Procure melhorar! 😉

E lembre-se, SPAM pode te prejudicar muito ao invés de te ajudar, viu?!

DICA 10 – Seja paciente e saiba relevar.

A partir do momento que você publica algo na internet, está sujeito à críticas, sugestões, elogios, opiniões diversas. Então saiba encarar tudo com muito profissionalismo e cabeça bem aberta. Seja paciente com algumas pessoas e releve alguns comentários, se for o caso, até o exclua.

Ah, é bom lembrar sobre os haters. Algumas vezes temos uns haters na nossa vida de blog. Haters são pessoas que despejam ódio sem motivo por onde passam. Seus comentários sempre são ofensivos e cruéis, sem falar que são completamente sem sentido (na maioria das vezes). Mas mantenha a calma e a paciência. Exclua o comentário ou ignore. Se for o caso e tiver como, pode até “bloquear” aquele usuário de comentar no seu blog ou sua rede social.

Faça sempre um bom trabalho e seja sempre honesto, assim você nunca terá o que temer e sempre terá a razão.

DICA 11 – Seja VOCÊ MESMO!

A última e não menos importante dica: SEJA VOCÊ MESMO! Parece até clichê né? Mas é necessário lembrar isso a todo momento. Em minha curta vida de blog, desde que comecei, conheci muita gente fútil, muita gente falsa e muita gente boa também. E pude aprender que as coisas só começam a dar certo quando nós somos NÓS MESMOS, porque as pessoas, os leitores vão se identificar com a gente e continuar nos acompanhando pelo simples fato de que realmente gostaram do que expomos.

Vestir uma máscara e começar a imitar outras pessoas que possuem um pouco mais de sucesso, não vai te fazer ser melhor. Algumas pessoas vão conseguir identificar a falsidade no seu jeito de falar, sem contar que poderá criar inimizades com isso.

E outra coisa, pense o seguinte: Se alguém chega e elogia o seu post, sua escrita, suas imagens, etc. E até quer te propor uma parceria. Você ficaria super feliz não é? Mas e se tudo aquilo que você expôs não for seu? E se for tudo uma cópia? Você viu fulano fazendo, deu certo pra ele e foi fazer igualzinho, copiou até as palavras. Você se sentiria orgulhoso tendo resultados positivos em cima do que outras pessoas batalharam pra fazer? Ou se fosse o contrário, você fazendo o seu trabalho direitinho e vem outra pessoa e simplesmente copia as suas ideias, algumas palavras e até o estilo das fotos (se não copiar as suas próprias fotos), não seria chato? Pense nisso! 😉

Máscaras uma hora caem, mas a sua personalidade ninguém conseguirá derrubar ou copiar.


É isso gente! Espero que tenham gostado dessas dicas. Me contem o que acharam ou a experiência que já tiveram aqui nos comentários.

Ahhh, mas antes de você ir embora, tem aquela diquinha extra básica que eu deixei pro final, lembram?! Tá iniciando o seu blog e procurando recursos e equipamentos de qualidade e por um precinho camarada? Então CLICA AQUI que tem um montão de descontos pra você na Shoptime.

BOA SORTE!
Beijos!


Quer ser notificado quando eu postar algo novo aqui ? Então basta colocar o seu e-mail ali no campo ASSINE O BLOG, assim você saberá sempre que eu postar algo novo (é um campo na barra lateral direita – ou lá embaixo, se estiver acessando pelo celular). E me siga nas Redes Sociais que sempre tô postando coisas legais por lá! 😉 Beleza?!! 😉

Pin It

Você pode gostar desses também:

Comente usando seu Facebook

comentário

  1. Van, que perfeito teu post! Eu tô começando o meu agora como te falei né ?! E foram dicas inspiradoras de verdade! Parabéns pelo conteúdo

Deixe um Comentário: