Bem Estar

Benefícios de andar descalço

agosto 4, 2016

Andar descalço tem benefícios?? Ahn??? 

Oiii amores! Tudo bem? 😀

Gente, eu vejo um tabu por trás disso. Tem gente que tem nojo de ficar descalço, tem gente que adora, tem gente que é super sensível e se machuca à toa, tem gente que não deixa os filhos colocarem os pés no chão, tem gente que quer mais que eles coloquem mesmo! rs Mas eaí? O que é certo e o que não é?

Na antiguidade as pessoas não tinham o que colocar nos pés… Improvisavam com muitas coisas, mas certamente a maior parte do tempo era com os PÉS NO CHÃO mesmo! Isso causou algum malefício a eles? Não. Pelo contrário, sem saber, eles estavam fazendo um poderoso tratamento natural.

Estudos científicos mostraram que andar descalço:

  • melhora a saúde,
  • alivia dores,
  • reduz o estresse,
  • melhora a função do coração,
  • regula a glicose e
  • melhora a imunidade.

NOOSSA, quanta coisa boa não? Claro que, no chão contém muita bactérias, ficamos expostos a muitos agentes do mal, mas é assim que, as crianças por exemplo, adquirem uma imunidade ainda maior. Continue lendo pra saber mais! 😀

Como fazer?

Caminhar descalço nos faz exercitar e fortalecer todos os músculos dos pés, pernas e quadris. E isso ajuda a adquirirmos uma posição adequada ao caminhar. Como sabemos, os pés possuem muitos pontos e extremidades que, quando em contato com a terra, ajudam a eliminar elementos prejudiciais à nossa saúde como estresse e ansiedade. Pra quem não está acostumado, pode começar de pouco em pouco pra não se machucar (algumas pessoas possuem a pele bem sensível e o contato com pedras – às vezes – pode machucar facilmente). Comece caminhando descalço de 5 a 15 minutos nos primeiros dias, até se sentir mais confortável e aumentar esse tempo.

O ideal é caminhar na terra ou na grama mesmo, pra estar em pleno contato com a natureza. Mas se não tiver essa possibilidade sempre, faça quando der, e nos demais dias faça em casa mesmo, no cimento, piso, madeira…

pes_descalçoes_vanessanunes

♥ Não sei vocês, mas eu ouço desde pequena da minha mãe e avó que caminhar descalço nas pedras de cachoeiras e na terra ou grama faz sair toda a energia ruim do nosso corpo. E de fato, toda vez que vou numa cachoeira e ando por entre as pedras, me sinto revigorada. Dá aquela sensação de que não há estresse, não há nada mais me incomodando, tudo fica calmo, bem, consigo até pensar e me concentrar melhor.

Por isso AMO ir a uma cachoeira! 😀

Estudos sobre isso: “Andar sem os nossos sapatos ajuda a estimular alguns pontos e transmite energia positiva para nossos órgãos. Esse conceito de fluxo de energia não é novo para a humanidade e pode ser encontrado nas milenares medicinas chinesa e indiana.

Os chineses chamam esta energia vital de “chi”, enquanto os indianos chamam de “prana”. Eles acreditam que o estímulo de determinados pontos em nosso corpo pode afetar nossa saúde de uma forma positiva, favorecendo o fluxo de energia. A energia flui através do sistema de meridianos, que é semelhante à forma como o sangue flui através da corrente sanguínea.

Quando a energia flui, seu corpo se recarrega.” (Fonte: http://www.curapelanatureza.com.br/post/07/2015/os-beneficios-de-andar-descalco-5-minutos-todos-os-dias)

Benefícios

  • Estimula a circulação sanguínea, o que, por sua vez permite uma melhor oxigenação.
  • Permite que o organismo elimine com maior facilidade uma boa quantidade de gorduras e toxinas.
  • Elimina o estresse, a depressão e a neurose, fortalecendo o sistema nervoso.
  • Previne as varizes, já que fortalece o sistema venoso e permite melhor distribuição dos nutrientes em todo o organismo.
  • Ao caminhar descalço, exerce-se pressão sobre todas as terminações nervosas que estão ligadas a diferentes órgãos do corpo, o que permite curar algumas doenças causadas pela obstrução destes canais de energia chamados de meridianos. (Fonte: http://melhorcomsaude.com/)

“Há uma terapia chamada reflexologia (muuuito boa por sinal), que libera a energia acumulada que não flui naturalmente, causando vários tipos de doenças, principalmente a de um sistema nervoso muito alterado. A liberação é realizada pressionando pontos estratégicos nas solas dos pés. Quando andamos descalços, estes pontos são pressionados naturalmente, relaxando-nos e melhorando a nossa saúde. No entanto, é muito mais eficaz quando realizado sobre a grama.” (Fonte: http://melhorcomsaude.com/)

pes_na_grama_blogvanessanunes

Embora essa terapia de caminhar descalço seja maravilhosa e nos traga muitos benefícios, temos que tomar cuidado com elementos que podem haver no chão. Devemos analisar bem pra não nos machucarmos, e procure por ambientes que sejam mais ligados à natureza e que você saiba que não há nenhum fator prejudicial à sua saúde! 😉

Eu adoro ir a um parque e colocar os pés na grama! Ou, ir a uma praia e mergulhar meus pés na areia rs E vocês? Gostaram do post? Então curte, comenta, compartilha e me siga nas redes sociais! 😉

Beijooo ;*

Pin It

Você pode gostar desses também: