Pele e Corpo

Chocolate dá espinha: mito ou verdade?

Dermatologista esclarece dúvidas sobre a Acne
A Páscoa está chegando e com ela surgem algumas preocupações, além dos quilinhos extras. Há quem diga que o chocolate, muito presente nesta época do ano, causa espinhas. Mas será que isso é verdade? A Dra. Samantha, Dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia esclarece esta questão.

De acordo com a profissional, é preciso entender o que é a acne e quais são os principais fatores que provocam o seu aparecimento. “A acne, é uma condição muito comum e multifatorial. Trata-se de um processo inflamatório que ocorre nas glândulas sebáceas e folículos pilossebáceos, no qual há uma maior produção de sebo, distúrbios da ceratinização e proliferação bacteriana. Sabemos que a acne tem intensa relação com variações hormonais e por isso, é tão comum em adolescentes, embora o quadro possa aparecer em qualquer idade” explica a dermatologista.

Em conformidade com a explicação da Dra., alguns fatores podem agravar o quadro da Acne, como o tipo de pele, o uso de medicamentos corticoides, exposição excessiva ao Sol, contato com produtos oleosos, ingestão de alimentos gordurosos com alto índice glicêmico e o hábito de manipulação inadequada das lesões.

Alimentos com alto índice glicêmico aumentam a resistência periférica a insulina, estimulando a produção de oleosidade pela pele, oclusão dos poros e inflamação. Desta forma, o consumo de alimentos como chocolate e amendoim podem fazer com que a acne piore em pacientes com predisposição.

A acne pode ter um importante impacto emocional e social, tanto pelas lesões ativas quanto pelas cicatrizes que podem se formar. Por isso a importância de procurar o tratamento precoce e muitas vezes o acompanhamento multidisciplinar com psicólogos se faz necessário. Existem uma série de tratamentos para controle dessa condição desde medicamentos tópicos, orais, peelings, microdermoabrasão e laseres indicados de acordo com cada quadro clínico.

A Páscoa pode ser curtida sem exageros, pensando na saúde como um todo. Quem não gosta de chocolate, não é mesmo? Abaixo a Dra. listou algumas recomendações importantes para prevenir ou controlar a Acne:

  • Mantenha a pele sempre higienizada, o recomendado é que a limpeza facial seja realizada duas vezes ao dia;
  • Não manipule lesões já existentes;
  • A exposição solar não melhora o aspecto das lesões, pelo contrário, pode piorar e deixar marcas na pele;
  • Em alguns casos, não dispense o apoio psicológico;
  • Não aplique produtos na pele sem orientação médica.

E claro gente, dependendo do grau da sua acne, é sempre recomendável procurar um Dermatologista para realizar um tratamento mais adequado para a sua pele, além de tomarmos os cuidados diários da pele e com a alimentação. 😉

Eu tenho a famosa “Acne da Mulher Adulta”, é bem chata de controlar e noto realmente que produtos derivados do leite e chocolates pioram um pouquinho o quadro, se ingeridos em excesso. Vamos passar a páscoa feliz e sem esquecer de cuidar da pele hein!

Sobre a Dra. Samantha Talarico: Graduada pela faculdade de medicina de Santo Amaro com formação no Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay, na Santa Casa do Rio de Janeiro. Realizou estágios em Dermatologia no Instituto de Doenças Tropicais do Amazonas e no Hospital Saint Louis, em Paris. Dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Beijos!


Quer ser notificado quando eu postar algo novo aqui no blog? É só colocar o seu e-mail ali no campo ASSINE A NEWSLETTER, (é um campo na barra lateral direita – ou lá embaixo, se estiver acessando pelo celular).

Pin It

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *